Tirando as obvias ligações entre os dois, isto é, terem sido ambos pilotos da McLaren e ambos serem os melhores da sua geração, há algo mais que liga o Inglês ao seu ídolo Brasileiro.
Hamilton fora sempre atraído a Senna, seja pelo seu icónico capacete amarelo ou pelo seu estilo de condução "diferente".
"Enquanto miudo fui sempre atraído ao Senna porque, por exemplo, o seu estilo de condução era diferente de todos os outros. Ele fazia sempre questão de arriscar o suficiente para estar na frente. Comparado com outros, ele parecia nunca ter medo. Ele parecia ter sempre aquele ligeiro avanço." - Comenta Hamilton numa entrevista à Motorsport Magazine. - "Sempre senti uma ligação a ele, que somos de alguma forma similares. Eu faço "loucuras" que outros não cometeriam, e sinto que também tenho esse ligeiro avanço sobre os outros. Sinto que partilho algo com ele." - Hamilton continua. - "Ele era um lutador, eu acho que ele não era um piloto que fosse capaz de conduzir sem dar tudo o que tinha. Ele estava sempre à procura de perfeição, era isso mesmo, um lutador. E sempre amei isso nele."
Se Senna tinha um defeito enquanto piloto, esse era o da sua impaciência e até mesmo da sua raiva por vezes com os rivais. Hamilton diz que ver isso no Senna enquanto criança serviu como forma de aprendizagem:
"Eu vi isso muitas vezes nele e pensei sobre o assunto, pensei que não devia fazer as coisas daquele género. Fui sortudo em ver isso nele porque enquanto miúdo fui assim também mas aprendi que a melhor forma de retaliar era ser melhor em pista. Deixar a tua condução falar por ti, isso é o mais desmoralizante para os rivais que qualquer outra coisa." - Mas ao abordar o assunto sobre qual dos dois é o melhor, Hamilton não tem qualquer duvida. - "Só porque ultrapassei o número de vitórias do Senna, não faz de mim melhor que o Senna. O Senna será sempre o Senna, o Rei. Nunca vi alguém capaz de fazer o que ele fazia com um carro. Ele será sempre o meu ídolo."
Outros já falam que Hamilton será mesmo o melhor piloto de sempre. Murray Walker, lendário narrador de Fórmula 1 acredita que Hamilton será ainda melhor que Schumacher:
"Ele ainda tem pelo menos três anos (de carreira) se não se aleijar, sair da Mercedes por alguma razão, ou decidir parar", disse Walker: "Nesse caso, ele tem pelo menos mais três campeonatos pela frente, então, estatisticamente, ele irá tornar-se o melhor."
Walker faz aqui referência ao facto de Hamilton estar apenas a 5 vitórias do que muitos consideram ser o recorde imbatível de Michael Schumacher.
Mas no final, quem será o melhor piloto de sempre da F1? Será o irreverente Senna? Será o lendárioFangio? Será o clínico Schumacher? Ou será futuramente o jovem britânico, Hamilton?
Essa é uma questão que só o tempo dirá, mas até lá, acompanhe-nos nesta viagem que é O Mês da F1 na PKE, aqui mesmo no nosso blog. Esteja atento!